Avançar para o conteúdo principal

Primeiros dias do bebé em casa


A cegonha finalmente aterrou. O que fazer agora...?

Os primeiros dias com um bebé são um verdadeiro turbilhão de sentimentos, mas sobretudo de alegria e satisfação. A mãe está em fase de recuperação do parto e os primeiros dias de um recém-nascido são de adaptação e de descoberta do mundo que o rodeia. Muitas vezes é neste momento que o pai se descobre como participante mais activo.

Também é importante que os pais se permitam ter tempo para conhecerem a pouco e pouco os seus filhos, as suas características e necessidades. O normal neste período é mesmo não ter quase nenhumas certezas e imeeensas inseguranças!

A primeira aceitação será, então, a de que nada é certo... os bebés são diferentes uns dos outros, e muitas vezes deles próprios ao longo dos dias. Se num dia poderão ser tranquilos e dorminhocos, noutro poderão estar agitados e activos!

Os bebés passam grande parte dos seus primeiros dias a dormir.. Mas dormem quando e onde lhes apetece. Muitas vezes ficam confusos, passando grande parte dos seus dias a dormir e à noite acordados. É preciso tempo para que o bebé aprenda a distinguir o dia da noite, e isso certamente não vai acontecer na primeira semana de vida.

Quando estão mais agitados, embrulhar o bebé pode ser a solução para a segurança e conforto.
O bebé está habituado a estar quentinho e sem grandes movimentos…. É a vida no útero. Embrulhar o bebé, sem lhe permitir movimentos involuntários, pode fazer com que volte a sentir-se mais seguro e confortável.

Os bebés necessitam de arrotar depois da sua refeição
 Cada mãe tem uma posição favorita para colocar o seu bebé a arrotar. O arroto alivia o desconforto e deixa o bebé mais bem-disposto. A eructação favorece a libertação do ar que é ingerido durante as mamadas, mas os bebés são todos diferentes e cada um tem a sua posição favorita para arrotar. Nem todos os bebés têm obrigatoriamente que arrotar.

Amamentar requer paciência… calma… e confiança…

Os primeiros dias de amamentação podem ser muito difíceis, porque a mãe produz colostro e na cabeça de todos os familiares e amigos “isso não presta”, e pode demorar entre 3 a 4 dias, para acontecer a Descida do Leite. Para algumas mães o colostro pode ser espesso e amarelado,enquanto que para outras será fino e aguado, mas contém muitas substâncias que aumentam o sistema imunitário do bebé, que não se encontram no leite de fórmula. Para uma mãe a quem foi feita uma cesariana, o leite pode demorar mais tempo a descer.
Mesmo após a Descida do Leite, pode haver algumas dificuldades na amamentação que não devem fazer desistir desta possibilidade. Nestes momentos, um aconselhamento atempado pode prevenir momentos de angústia e o abandono precoce da amamentação

O bebé pode perder peso…
babygold
Por muito que se fale no peso que pode ganhar ou perder as dúvidas são sempre muitas, os bebés perdem 3 a 10% do seu peso nos primeiros dias depois do parto e têm 15 dias para recuperar o peso de nascimento. Vigiar as mamadas e a pega é essencial, bem como estar atento nas próximas 2 a 3 semanas para ver se o bebé tem um bom ganho ponderal, será a atitude adequada!

Muitas conversas sobre cocó…
Os primeiros dias são passados a falar sobre os cocós do bebé. Falamos da cor, consistência, quantas vezes deve fazer... O cocó do bebé nesta altura é normalmente esverdeado ou amarelado, sendo mole quase líquido, tipo mostarda, muitas vezes com aspecto de “sementes de tomate”… Fazem muitas vezes depois de comer. Mas também aqui não há regras... os bebés são todos diferentes!

O bebé pode compreender… Sim…! Mas não sabe o que está a fazer!
Cada bebé é diferente, mas existem reflexos involuntários comuns a todos.

Os reflexos de caminhar, de mamar, da sucção, o plantar e do medo, podem durar cerca de 5 a 6 meses, são comuns e avaliados pelos profissionais de saúde com a finalidade de verificar o bem-estar e vitalidade do bebé.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tudo o que é pequenino tem graça

As coisas que existem em pequenino são inacreditáveis de fofinhas... (sim, são meias pequeníssimas!) 

Conjugalidade e Parentalidade: Somos pais sempre e para sempre.

Começamos a nossa vida em casal a dois. Somos um mais um, que se unem nas suas individualidades, particularidades, preferências... Nem sempre é fácil, mas o amor ajuda a que tenhamos espaço e vontade de alojar o outro na nossa vida. Lentamente ou rapidamente (dependendo da circunstâncias e das escolhas), permitimos que nesta relação conjugal se encontrem as necessidades e caminhem lado a lado, rumo aos objetivos e aos sonhos. Num dado momento do caminho achamos a vontade de sermos mais, de crescermos de darmos a mão e acolhermos na nossa existência a dois uma nova vida. Acho que muito poucos saberão do que realmente se trata (isto de sermos pais), até que nos acontece. Num momento incerto descobrimos que a matemática já não é feita de números certos, tudo se multiplica e sentimos necessidade de nos dividirmos em vários papéis. Somos Eu, Nós e para Ele(s)... Por vezes, nesta nova arrumação da nossa vida fica difícil de encontrar um lugar para tudo o que queremos ser e fazer. Sermos

Tesourinhos do Lourenço

Trago a mana Clara para a sala depois da sesta, ainda meia a dormir... - Acho que a mana não dormiu tudo, Lourenço... Ainda está cheia de sono! - E porque é que ela não dormiu mais, se tem sono? - Não sei... Acordou a chorar e já não quis dormir mais... - Se calhar assustou-se. Eu às vezes de noite também me assusto porque vejo as coisas do meu quarto a mexerem-se... - Mas as coisas não se mexem, meu amor... - Eu sei que é só a minha imaginação, mas é porque eu tenho a imaginação ao contrário... (Terça feira com sabor a sábado com eles por inteiro = dia cheiinho de tesourinhos)