Avançar para o conteúdo principal

Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade

O nascimento de um filho é um momento essencial na vida de todos os que o rodeiam. Traz consigo, ao longo de toda a gravidez (ou mesmo desde que é sonhado pelos seus pais e avós...) imensas repercussões emocionais, físicas e sociais. É, por isso, muito natural e desejável que a sua chegada seja preparada da melhor forma pelos que o irão receber.

A Abraços e Regaços pretende ser uma equipa de apoio aos que desejam ser pais, aos que estão a caminho de serem pais e aos que já são pais e querem conhecer novas e melhores formas de viverem a parentalidade em pleno!

É por isso que uma das vertentes mais importantes do nosso projecto é o nosso curso completo de preparação para o parto e para a parentalidade.

Queremos que o trabalho de parto seja uma experiência única e gratificante! É o culminar de um período de gravidez de cerca de 40 semanas e no qual a mulher se defronta, muito frequentemente, com uma grande dualidade de sentimentos, pensamentos ou expectativas... Ora com alguma apreensão, medo, ora com tranquilidade, uma intensa alegria ou satisfação.

Quando estão melhor preparados para esta etapa, para as mudanças e desafios que advêm da gravidez, do parto e do período pós-parto, do ponto de vista físico e psicológico, a grávida e o acompanhante adequam de forma mais eficaz o seu comportamento durante o trabalho de parto, e experienciam este momento com maior tranquilidade.

Os nossos principais objectivos são o de disponibilizar toda a informação que consideramos essencial, esclarecer todas as dúvidas que a família coloque e ainda desenvolver actividades que permitam que a gravidez e o nascimento sejam desfrutados com toda a plenitude.
  • Permitir ao casal reduzir os seus níveis de ansiedade ou medo 
  • Permitir às grávidas aprender as técnicas para redução da dor:
    • Técnicas de Respiração 
    • Relaxamento
    • Massagem 
    • Utilização da bola de parto 
    • Hidroterapia 
  • Promover o encontro de casais grávidos, dando a oportunidade de partilha de sentimentos e dúvidas.
  • Dar informação ao futuro pai da forma de como se sentir próximo e participante durante o trabalho de parto e parto. 
  • Promover o equilíbrio e unidade da família, tão necessário na nossa sociedade, e isto acontece pois o pai é chamado a participar e intervir em todas as aulas que queira e possa, com vista a uma intervenção treinada na fase lactente e na fase activa do trabalho de parto. Ao viver de forma intensa estes momentos o homem tem forçosamente de se aproximar da mulher e do filho.


A equipa:

Acreditamos na importância determinante da multidisciplinaridade, é por isso que somos uma equipa com profissionais de várias especialidades e competências: Enfermeira, Psicóloga, Fisioterapeuta, Pediatra, Advogada e Nutricionista. Procuramos desenvolver os objectivos do que consideramos ser uma adequada preparação para a gravidez, o parto e a parentalidade, respondendo às necessidades e expectativas das famílias com a nossa formação, experiência e entrega "de coração" à construção de infâncias felizes, para pais e filhos (desde o momento em que ainda são sementinhas...).




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tudo o que é pequenino tem graça

As coisas que existem em pequenino são inacreditáveis de fofinhas... (sim, são meias pequeníssimas!) 

Conjugalidade e Parentalidade: Somos pais sempre e para sempre.

Começamos a nossa vida em casal a dois. Somos um mais um, que se unem nas suas individualidades, particularidades, preferências... Nem sempre é fácil, mas o amor ajuda a que tenhamos espaço e vontade de alojar o outro na nossa vida. Lentamente ou rapidamente (dependendo da circunstâncias e das escolhas), permitimos que nesta relação conjugal se encontrem as necessidades e caminhem lado a lado, rumo aos objetivos e aos sonhos. Num dado momento do caminho achamos a vontade de sermos mais, de crescermos de darmos a mão e acolhermos na nossa existência a dois uma nova vida. Acho que muito poucos saberão do que realmente se trata (isto de sermos pais), até que nos acontece. Num momento incerto descobrimos que a matemática já não é feita de números certos, tudo se multiplica e sentimos necessidade de nos dividirmos em vários papéis. Somos Eu, Nós e para Ele(s)... Por vezes, nesta nova arrumação da nossa vida fica difícil de encontrar um lugar para tudo o que queremos ser e fazer. Sermos

Tesourinhos do Lourenço

Trago a mana Clara para a sala depois da sesta, ainda meia a dormir... - Acho que a mana não dormiu tudo, Lourenço... Ainda está cheia de sono! - E porque é que ela não dormiu mais, se tem sono? - Não sei... Acordou a chorar e já não quis dormir mais... - Se calhar assustou-se. Eu às vezes de noite também me assusto porque vejo as coisas do meu quarto a mexerem-se... - Mas as coisas não se mexem, meu amor... - Eu sei que é só a minha imaginação, mas é porque eu tenho a imaginação ao contrário... (Terça feira com sabor a sábado com eles por inteiro = dia cheiinho de tesourinhos)